Apresentação dos pesquisadores da Rede TP3

Atualmente a Rede TP3 reúne mais de 50 pesquisadores e profissionais ligados aos setores do turismo, patrimônio e políticas públicas. A partir desta semana, publicaremos o perfil de seus participantes. Como a lista é longa, faremos a apresentação em etapas.

Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo
Formação: Bacharel em Administração e em Turismo.
Inserção Institucional:  Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Temas prioritários de pesquisa: desenvolvimento local e turismo, turismo comunitário, planejamento participativo e produção científica do turismo.
Pesquisa em andamento: “A produção acadêmica sobre o turismo nas universidades públicas da região norte”.

Eric Glon
Formação: Géographe- Docteur en géographie- Agrégé de géographie. Habilité à diriger des recherches
Inserção Institucional: Professeur des Universités à l’Université de Lille
Temas prioritários de pesquisa: Eric GLON est géographe, Professeur à l’université de Lille. Ses recherches portent sur la valorisation/protection des ressources et de la nature ainsi que les processus participatifs impliquant les populations locales et autochtones dans les projets au sein des territoires. Si Eric Glon s’intéresse également aux inégalités sociales et culturelles dans l’accès aux territoires et aux ressources, une partie de ses réflexions concernent les cartographies participatives et autochtones.

Érika Fernandes-Pinto
Formação: Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPR, Mestre em Ecologia pela UFSCar e Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Programa EICOS – UFRJ).
Inserção institucional: analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA), pesquisadora do GAPIS/UFRJ Grupo de Pesquisa em Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social e doutoranda Programa EICOS UFRJ.
Temas prioritários de pesquisa: sítios naturais sagrados, valores culturais e espirituais, áreas protegidas, etnoecologia, ecoturismo de base comunitária, conhecimento tradicional, gestão participativa, sobreposições territoriais.
Pesquisas e atividades em andamento: projeto Sítios Naturais Sagrados do Brasil.
Este projeto se iniciou com minha pesquisa de tese de doutorado, que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa EICOS de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ), sob orientação da Profa. Dra. Marta de Azevedo Irving. Mas a intenção desse trabalho é mais ampla e visa principalmente trazer à tona uma temática ainda pouco debatida no Brasil, mas que é muito abrangente e que tem inúmeras implicações nas práticas de gestão socioambiental e nos debates sobre políticas públicas. Na busca de dar visibilidade ao tema, aprofundar a discussão e agregar contribuições, temos preparado textos e outros materiais para publicações e para disponibilizar em mídias sociais e formamos a REDE SNS Brasil, para articular pessoas interessadas no tema
Uma primeira publicação sobre o assunto está disponível para download na plataforma Academia.edu em <https://www.academia.edu/18125465/Sítios_Naturais_Sagrados_no_Brasil_o_gigante_desconhecido>
e na página do facebook <https://www.facebook.com/sitiosnaturaissagrados/> são compartilhadas notícias, vídeos e outras informações sobre o tema.
E, em breve, fotos e comentários sobre os sítios naturais sagrados do Brasil serão compartilhados no Pinterest e a bibliografia sobre o assunto será disponibilizada no Mendeley.
Contato e outras informações: snsbrasil@gmail.com

Francesca Cominelli
Formação acadêmica: M1 et M2 Economie du patrimoine et des activités culturelles, PhD en Economie du patrimoine culturel immatériel
Inserção Institucional : IREST – EIREST Université Paris 1 Panthéon Sorbonne
Temas prioritários de pesquisa : ma recherche porte sur l’économie et la sauvegarde du patrimoine culturel immatériel et approfondit les relations entre patrimoine culturel, tourisme, biens communs, développement durable, écosystèmes patrimoniaux, innovation et diversité culturelle.

Joana Santos
Formação: Mestranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Programa EICOS (UFRJ). Graduada em Licenciatura em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Inserção Institucional: Pesquisadora do grupo de pesquisa Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social – GAPIS (UFRJ). O GAPIS é vinculado ao Programa Eicos/IP/UFRJ e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento (INCT). Atualmente é bolsista da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, atuando como Tutora Presencial na disciplina Transportes Turísticos I do curso de Graduação em Tecnologia em Gestão de Turismo (CEFET/RJ).
Temas prioritários de pesquisa: Turismo em áreas protegidas, uso público em Unidades de Conservação, ecoturismo, educação ambiental, turismo de base comunitária e turismo e inclusão social.
Outras informações:
http://www.uff.br/var/www/htdocs/usopublico/images/Artigos/2015/art18_2015.pdf
https://drive.google.com/file/d/0B-XOBN1mjLrWdXp2eUxUQWpiTEE/view
http://eventos.ufrrj.br/raic/files/2016/06/2307-9133-1-SM.pdf

Patrícia Reis Pereira
Formação: Bióloga, especialista em Administração e Manejo de Unidades de Conservação, Mestre em Geografia (PUC – MG).
Inserção Institucional: Coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente e Áreas Protegidas do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), membro do Grupo Assessor do PAN Cavernas do São Francisco, desenvolvimento e coordenação de projetos socioambientais, e coordenadora dos projetos junto ao Ministério Público de Minas Gerais.
Temas prioritários de pesquisa: Áreas Protegidas; planejamento territorial em bases conservacionistas; desenvolvimento território tendo como pilares natureza, cultura e turismo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.