Apresentação dos pesquisadores da Rede TP3

Altair Sancho
Formação: Doutor em Geografia (UFMG), Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ) e Bacharel em Turismo (UFJF).
Inserção Institucional: Pesquisador e Professor Adjunto I do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF; Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq “Grupo Integrado de Pesquisa do Espinhaço”. Coordenador: Prof. Dr. Bernardo Gontijo, a partir de novembro de 2010; Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq “Áreas Protegidas e Inclusão Social”. Coordenador: Profª Drª. Marta de Azevedo Irving (EICOS/IP/UFRJ), a partir de setembro de 2008; Pesquisador do projeto “Observatório de Áreas Protegidas”, coordenado pela Profª Drª. Marta de Azevedo Irving (EICOS/IP/UFRJ), a partir de 2008.
Temas prioritários de pesquisa: Ordenamento Territorial, Governança e Unidades de Conservação; Áreas Protegidas, Turismo e Inclusão Social; Geografia do Turismo; Paisagens Culturais; Políticas Públicas de Turismo; Epistemologia do Turismo.
Coordenação de projeto em andamento: Desenvolvimento de Indicadores para Avaliação de Impactos do Turismo em Parques.

Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues
Formação: Bacharel em Turismo, Mestre em Sociologia Rural, Doutora em Política e Gestão Ambiental
Inserção Institucional: Professora Adjunta IV do Departamento de Administração e Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Prática de Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Temas prioritários de pesquisa: Parcerias no âmbito do planejamento e da gestão de áreas protegidas, Análise dos efeitos socioeconômicos do turismo, Política e Gestão Ambiental.

Edilaine Albertino de Moraes
Formação: Bacharelado em Turismo pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora; Especialização em Gestão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins, direcionada para Políticas Públicas em Economia Solidária; Mestrado e Doutorado (em andamento) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 Inserção Institucional: Professora Assistente do Departamento de Turismo do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Temas prioritários de pesquisa: Turismo, Desenvolvimento Local, Áreas Protegidas, Populações Tradicionais, Políticas Públicas e Redes, com ênfase no campo do Turismo de Base Comunitária.

Ivan Bursztyn
Formação: Designer, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção.
Inserção Institucional: Professor do curso de gastronomia do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Temas prioritários de pesquisa: Turismo de Base Comunitária, Cultura Alimentar, Novas Formas de Produção e Consumo, Design da Hospitalidade de Serviços.

Lionello F. Punzo
Formação: Doutorado em economia
Inserção Institucional: Dipartimento di Economia e Statistica, Universita di Siena, Italia
Temas prioritários de pesquisa: desenvolvimento sustentável, economia da cultura e dos bens culturais.

Marta de Azevedo Irving
Formação: BSc em Biologia (UFRJ) e em Psicologia (UERJ). MSc. Oceonografia Biológica (University of Southampton-UK). PhD. Ciências (USP).
Inserção Institucional: Programa de Pós-graduação EICOS em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/IP/UFRJ e Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento/IE/UFRJ; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento/CNPq
Temas prioritários de pesquisa: a) A relação entre desenvolvimento, conservação da natureza e inclusão social; b) A dinâmica de planejamento turístico; c) Governança e políticas públicas de proteção da natureza, turismo e cultura; d) Sustentabilidade, consumo e marketing ambiental; e) Desenvolvimento local e turismo de base comunitário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.