Apresentação dos pesquisadores da Rede TP3

Fábia Trentin

Formação: Doutora em Turismo, Laze e Cultura (Universidade de Coimbra) reconhecido no Brasil pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (UFF), Mestre em Hosptialidade (UAM), Engenheira Agrônoma (UFMS).

Inserção Institucional: Pesquisadora e Professora Adjunta I do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense/RJ; Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: “TGTur – Turismo: Gestão e Territórios” (UFF); “Gestão de Territórios Criativos” (UFV) e “Grupo de Estudos e Pesquisa em Turismo” (UFMS).

Temas prioritários de pesquisa: Políticas Públicas de Turismo e Hospitalidade;  Governança e Redes de Atores; Inovação Social.

 

Henrique dos Santos Pereira

Formação: Agrônomo (UFAM-1985), MSc. Ecologia (INPA-1992), PhD. Ecologia (Penn State University, 1999)

Inserção Institucional: Professor Associado IV da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/UFAM). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente (PPGCASA/UFAM). Professor permanente e membro da coordenação do Mestrado Profissional em Gestão de Áreas protegidas na Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (MPGAP – INPA). Professor permanente do Mestrado e doutorado em Agronomia Tropical (PPGATr/UFAM). Professor colaborador do Mestrado em Agricultura do Trópico Úmido do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (PPGATU/INPA); Professor Permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Ciências Ambientais da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (ProfCiAmb/USP). Membro externo da Ecole Doctorale n°587 “Diversités, Santé et Développement en Amazonie” da Université de Guyane. Membro da direção da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS – Gestão 2015-2017.

Temas prioritários de pesquisa: Gestão de Áreas Protegidas; Cogestão adaptativa de recursos de uso coletivo; Manejo de produtos florestais não madeireiros; Agricultura Familiar tradicional na Amazônia.

 

Lia Calabre

Formação: Doutora em história

Inserção Institucional: Pesquisadora Titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, atual Presidente da instituição.

Temas prioritários de pesquisa: políticas culturais, políticas públicas, cultura

 

Marisa Egrejas

Formação: Doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ), Mestre em Educação (UERJ), Bacharel em Comunicação Visual (EBA/UFRJ), Licenciada em Educação Artística com habilitação em História da Arte.

Inserção Institucional: Professora Docente do Curso Técnico em Turismo do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior (SEEDUC-RJ).

Temas prioritários de pesquisa: Formação profissional em turismo, Patrimônio, Cultura, Interpretação do Patrimônio e Criação de Roteiros em parceria com os habitantes de sítios de interesse turístico.

 

Revelin Florence

Formação : Dr. Anthropologie de l’environnement

Inserção Institucional: Muséum national d’histoire naturelle

Temas prioritários de pesquisa: Tourisme et Patrimoine mondial, Conservation de la nature, Paysages culturels, Europe

 

Rita de Cássia Ariza da Cruz

Formação: Geógrafa

Inserção Institucional: Docente do Depto. de Geografia da FLCH/USP. Vice-presidente da comissão de pós-graduação da FFLCH/USP. Coordenadora do programa de aperfeiçoamento do ensino-pae-capes, da FFLCH/USP. Coordenadora da coleção Geografia e adjacências da editora Annablume, juntamente com Manoel de Sousa Fernandes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.